Exame de Polissonografia Domiciliar
O que é polissonografia?
A polissonografia é o exame usado para a investigação de vários distúrbios do sono. A pessoa deve dormir com sensores fixados na superfície do corpo, de maneira a permitir que a pessoa possa movimentar-se durante o exame, não atrapalhando assim o sono. O exame é indolor. Não se usam agulhas ou instrumentos semelhantes, ou seja, o exame é não-invasivo e não envolve qualquer risco.
Quais registros/sensores são utilizados na Polissonografia?
· Eletro-encefalograma (EEG) - registra a atividade cerebral durante o sono e suas fases (sono superficial, profundo, sono REM - fase em que ocorrem os sonhos, microdespertares cerebrais, etc)
· Eletro-oculograma (EOG) - permite a detecção da fase dos sonhos (fase REM do sono).
· Eletro-miograma (EMG) do queixo e membros inferiores - analisa o movimento noturno das pernas e seus distúrbios.
· Eletro-miograma (EMG) de musculo masseter - analisa contrações da face ou bruxismo (ranger de dentes).
· Fluxo aéreo nasal e oral independentes - analisa a respiração e seus distúrbios (apnéias, hipopnéias, etc).
· Cintas de esforço respiratório torácico e abdominal - diferencia os 3 tipos de apnéias (obstrutivas, centrais e mistas).
· Eletrocardiograma - analisa arritmias cardíacas durante o sono.
· Oximetria de pulso - analisa a oxigenação sanguínea e suas alterações por distúrbios respiratórios do sono.
· Registro de ronco por sensor - analisa a intensidade do ronco.
· Registro de posição corporal - possibilita ver a relação da posição do corpo com a qualidade do sono (por exemplo, algumas pessoas apresentam roncos ou apnéias apenas na posição supina (de barriga para cima)..
Onde é realizada a Polissonografia?
O exame pode ser realizado no próprio domicílio do paciente (polissonografia domiciliar). A polissonografia domiciliar é uma nova tecnologia, já testada e aprovada em diversos estudos internacionais. Isso traz maior conforto e possibilita a realização do exame também naqueles clientes que têm dificuldade em dormir no ambiente de laboratório, em condições e horários diferentes ao seu ambiente de sono habitual